quinta-feira, outubro 01, 2009

Dicas de Arquitetura: como contratar a mão-de-obra.



Visite uma obra feita pelo profissional, ou telefone para quem o contratou e certifique-se sobre a qualidade do serviço e a veracidade das referências.
Peça indicação para quem reformou ou construiu - amigos, parentes ou arquitetos e engenheiros.

Peça, no mínimo, três orçamentos por escrito para o mesmo serviço.

Não leve em conta apenas o valor. É preferível economizar no preço do material e contratar uma mão-de-obra capacitada a colocar uma matéria-prima cara em mãos despreparadas.

Faça as seguintes perguntas-chave ao candidato: há quanto tempo trabalha no ramo; quando foi seu último serviço; se atua em equipe; se fez cursos e se tem referências.

Evite o trabalhador que se dispõe a fazer tudo.
Contrate-o para executar sua especialidade.

Para impedir acréscimos, peça um orçamento com o valor total do serviço. Preços por dia ou m2 podem guardar surpresas.

Informe-se no INSS sobre o recolhimento das taxas relativas a obra pelo contratado.

Antes de iniciar a obra, prepare um contrato com detalhes sobre pagamento, serviço e prazos e inclua as assinaturas das duas partes e de duas testemunhas. Não é preciso registrá-lo em cartório. E lembre-se: trabalhos temporários não estabelecem vínculo empregatício. lsso só acontece quando a prestação de serviço é constante, com pagamentos regulares de salário. Inclusive, se ocorrer acidente em sua obra com o trabalhador, você não é responsável - a menos que tenha desrespeitado as condições de segurança.

Nenhum comentário:

Foto da fachada principal - Casa do Sr. Geraldo.  Arquitetura minimalista, semi-aflorada. Pórticos marcando  a entrada  principal, à direita...